blog sobre cultura e educação

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Criação de emprego no país sobe 18% em julho em relação a junho

A economia brasileira criou 142.496 postos de trabalho com carteira assinada em julho, informou nesta quinta-feira (16) o Ministério do Trabalho. O resultado representa uma alta de 18,3% em relação a junho deste ano, quando foram criadas 120.440 vagas.

Saiba mais

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Charge! Cultura!


Veja e Reflita !

Quase metade das universidades federais terá que criar cota social


A lei que institui cota de 50% das vagas nas universidades e institutos federais para estudantes oriundos de escolas públicas só deve ser obrigatória para todas as instituições a partir de 2016, mas reitores já estão se manifestando a respeito do texto. Ele foi aprovado pelo Senado Federal na terça-feira (7) e agora aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff. Ao todo, são 59 universidades e 40 institutos, incluindo os centros de eduação tecnológica e o Colégio Pedro II, no Rio, que terão que se ajustar gradualmente à nova regra.
Pela lei aprovada, a cada ano será necessário implementar no mínimo 25% da reserva prevista no texto. Mas, atualmente, não existe cota social em 27 das 59 universidades federais. Além disso, apenas 25 delas possuem reserva de vagas ou sistema de bonificação para estudantes negros, pardos e indígenas.

Leia mais em : http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/08/quase-metade-das-universidades-federais-tera-que-criar-cota-social.html

domingo, 12 de agosto de 2012

Presidente do Egito cancela declaração que limitava seus poderes


Decisão tinha sido determinada pelo antigo governo militar.
Mohamed Mursi também ordenou a aposentadoria de Ministro de Defesa.

O presidente do Egito, Mohamed Mursi, ordenou a aposentadoria de dois importantes generais, entre eles o Minisro da Defesa Hussein Tantawi, que comandou o país depois da queda de Hosni Mubarak, e cancelou uma declaração constitucional que limitava os poderes presidenciais, editada em junho pelo antigo governo militar.

Irã encerra resgate após terremotos e revisa mortos para 227, diz TV estatal


Autoridades disseram mais cedo que 250 pessoas haviam morrido.
Novo balanço aponta que 1.380 pessoas ficaram feridas.

As equipes de resgate iranianas encerraram neste domingo (12) as operações de resgate nas áreas devastadas pelos dois terremotos de sábado, que deixaram pelo menos 227 mortos e 1.380 feridos no noroeste do país, segundo um balanço revisado que foi divulgado pela TV estatal.

mais informações: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/08/ira-encerra-resgate-apos-terremotos-e-revisa-mortos-para-227-diz-tv-estatal.html