blog sobre cultura e educação

sábado, 16 de junho de 2012

Charge


Educação é preciso para direitos dos índios, diz pesquisadora

Betty Mindlin ressalta o papel transformador da arte engajada

 Índios na Rio+20: líder indígena conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia, Cacique Raoni, da etnia Caiapó, conclama a união dos povos indígenas

São Paulo - Os avanços na questão indígena nos últimos anos foram muitos. Para a antropóloga Betty Mindlin, a força que o direito indígena tem hoje é reflexo de lutas sociais.

"Às vezes, movimentos nada pacíficos", disse em conferência de imprensa realizada no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ela, o processo educacional tem um papel importante na manutenção de direitos adquiridos e na conquista de novos direitos.

 

Reportagem completa em: http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/educacao-e-preciso-a-direitos-dos-indios-diz-pesquisadora

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Os prós e contras das sedes olímpicas

Os Jogos Olímpicos são uma oportunidade incrível para todo o mundo. Em alguns países, ela pode fomentar o turismo. Para outros, a escolha significa que os governos gastarão quantias massivas em infraestrutura, como a melhoria nos transportes ou o aumento na capacidade hoteleira.
Elas são boas para os turistas. Mas há um 'lado negro' nos Jogos, que aparece após o final de euforia e quando todo o circo que envolve as competições vai embora. As cidades-sede tem que lidar com uma série de problemas, desde estádios vazios até um legado de dívidas. Pergunte a Montreal, sede da Olimpíada de 1976. Ou melhor, não. Em vez disso, veja nossa análise franca do que os Jogos fizeram com essas cidades. Para o bem ou para o mal.

Retirado do site: http://esportes.br.msn.com/olimpiadas-2012/galerias/os-pr%C3%B3s-e-contras-das-sedes-ol%C3%ADmpicas#image=1

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Com 65 universidades, Brasil domina ranking de melhores latinas

A USP (Universidade de São Paulo) lidera a lista das melhores universidades 
latino-americanas.
Foto: USP/Divulgação

As universidades brasileiras confirmam seu domínio na segunda edição do QS University Rankings: Latin America publicado nesta quarta-feira, 13 de junho. Com 65 universidades entre as melhores no top 250, as instituições brasileiras representam 26% do total de universidades ranqueadas entre os 19 países da região.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Inscrições para o Enem podem ser feitas até sexta-feira


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira (15), no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br. Até as 9 horas de segunda-feira (6), o Ministério da Educação havia recebido 2,36 milhões de inscrições. A taxa custa R$ 35.
O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012.